PORTUGUÊS - MORFOLOGIA - Processo de Formação de Palavras


PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS


  • DERIVAÇÃO:  é quando se forma novas palavras a partir de uma palavra primitiva, utilizando-se do acréscimo de afixos (prefixo ou sufixo).


Prefixal: é quando se coloca um prefixo, criando uma nova palavra.


     Exs.: repor, dispor, interpor, contrapor, sobrepor...


Sufixal: é quando se coloca um sufixo, criando uma nova palavra. A derivação sufixal é também conhecida como sufixação.


     Exs.: governante, governador, governável...

   
Prefixal e Sufixal: é quando primeiro entra um dos afixos e posteriormente o outro, tanto importando se primeiro a palavra foi inicialmente formada por prefixação ou por sufixação.


     Exs.: infelizmente, deslealdade, incapacidade...


Parassintética:  é quando os afixos (prefixo e sufixo) são colocados ao mesmo tempo, ou seja, as palavras formadas por derivação parassintética não existem sem que o prefixo e o sufixo tenham sido colocados simultaneamente.


         Exs.: amanhecer, enfileirar, descampado...


Regressiva (regressão): é quando um verbo que indica ação perde elementos, ou seja, a desinência de infinitivo “r” cai e a vogal temática do verbo também cai, formando um substantivo abstrato.

         Exs.: buscar >> busca  // vender >> venda


Imprópria (conversão) – é quando a classe gramatical da palavra em questão muda dependendo do contexto. A estrutura da palavra não muda o que muda é a classificação morfológica. A maior incidência de derivação imprópria é em substantivação, ou seja, palavras que não eram substantivos mas que se tornaram, influenciadas pelo contexto.

Exs.: Homem sério (adj.). / Fala sério (adv.). / Que surpresa (subst.)!   Festa  surpresa (adj.). / Pessoa proativa (prefixo). / Há muitos prós (subst.) e contras.

  

  • COMPOSIÇÃO: união de radicais.


Justaposição: é quando ocorre a união de radicais sem a perda de elementos, incluindo os fonéticos. Pode ocorrer a presença de vogais de ligação ou de consoantes de ligação entre os radicais que formam a composição por justaposição, para favorecer a eufonia (bom som do vocábulo).

          Exs.: sexta-feira, dezenove, girassol, passatempo...

Atenção: palavras com apóstrofo, são palavras formadas por justaposição. Isso porque, a justaposição é a união de RADICAIS e o sinal diacrítico em questão não faz parte do radical de nenhuma das palavras que formam a justaposição. Exemplo.: cabeça-d’água


Aglutinação: é quando ocorre a união de radicais com a perda de elementos.

Exs.: vinagre (vinho + acre), aguardente (água + ardente), planalto (plano + alto), pernalta (perna + alta), embora (em + boa + hora), boquiaberto (boca + aberto)...


Onomatopéia (onomatopeização): imitação de sons.

Exs.: tique-taque, bem-te-vi, Bum!, miar (é um verbo onomatopéico), zumbir (é um verbo onomatopéico)...


Abreviação: redução de palavras. Utilizada quando se quer estabelecer comunicação de uma maneira dinâmica, rápida, breve.

Exs.: moto (motocicleta), pneu (pneumático), quilo (quilograma), Nando (Fernando), Pest (Pestana)...


Sigla (siglonimização): combinação de letras iniciais. Alguns gramáticos afirmam que quando a sigla é escrita de forma a poder ser pronunciada, podemos escrever a primeira letra da sigla com maiúscula e as posteriores com minúsculas.

Exs.: UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Detran (Departamento Estadual de Trânsito),                  ONU(Organização das Nações Unidas), EVP (Eu Vou Passar)...



Hibridismo: morfemas de línguas diferentes.

Exs.: automóvel, televisão, sambódromo, burocracia...


Neologismo: é um processo de formação de palavras que se vale dos outros processos para que uma palavra nova seja inventada.

Ex.: perigueti (perigo + sufixo “–eti”) – é uma palavra inventada que não existe no dicionário).


Nenhum comentário:

Postar um comentário